Abajur

Ideal para criar um ponto de luz difuso no ambiente, o abajur é uma peça que além de decorar, traz acolhimento e conforto através da iluminação, valorizando a decoração.

Com vários modelos, cores e acabamentos, o que irá determinar o uso de cada um deles em seu ambiente será o estilo de decoração.

Para te ajudar à escolher o abajur ideal para sua casa, a Arquiteta e Designer de Interiores Fabiana de Alcântara vai compartilhar com você algumas dicas valiosas...

 

Atente-se para o tamanho da cúpula. Segundo Fabiana, “se for para uma mesa, ela deve seguir uma proporção”. Por exemplo: Uma mesa com tampo de 60cm comporta um abajur com a cúpula de até 40 cm, explica Fabiana.

Agora, se você optar pelo pendente o ideal é escolher uma cúpula que seja proporcional ao ambiente onde ela será instalada.

Fabiana deixa uma regrinha bem simples para te ajudar:

Ambiente pequeno: Cúpula pequena

Ambiente grande: Cúpula média/grande

 

A altura ideal de um abajur é na altura dos ombros. Segundo Fabiana “desta forma o abajur proporcionará maior conforto visual”.

 

A escolha da lâmpada também é importante. Se o abajur for usado para auxiliar na leitura, o ideal é utilizar luz branca (fria). Agora se a ideia é criar um clima de maior acolhimento, utilize a luz amarela (quente).

Para Fabiana, o meio termo é o ideal. “Utilize uma lâmpada de 2.700k que fica mais próximo da luz do dia, e não altera tantos os tons das cores”, ressalta a arquiteta.   

 

Para quartos costumamos usar abajures com bases pequenas ou médias. Porém, segundo Fabiana isso depende do tamanho do ambiente ou do móvel que irá ocupar.

Fabiana deixa uma ótima dica para quartos: “Não é necessário usar peças idênticas nas duas laterais da cama. A assimetria das peças deixa a decoração mais interessante”!

 

Com estas dicas maravilhosas, você já pode vir até a Art Papel de Parede e escolher o abajur ideal para o seu ambiente!!